A
vida na aldeia rolava pacata e circular. Ia-se realizando a lavoura,
rezando a Deus e aos santos, comentando as novidades. O tio Bino, já
espigado na idade, destacava-se pela sua agudeza nos comentários, a sua
falta de lógica nas posições assertivas sobre diversos temas e o seu
alcance visual inigualável. Com a sua voz fina e barba
extremamente rala, era alvo de comentários jocosos, mas respeitosos.
A sua resposta ao barbeiro quando se sentava na cadeira e este lhe perguntava:
- "Barba ou cabelo, sr Bino?"
Respondia:
- "Tudo abaixo"
Mas a sua falta de barba dava-lhe poderes fora do comum.
-"Oh Sr. Bino isso pode lá ser? Veja bem o que está a dizer!!!"
Dizia a Rentelha, mordendo o lábio e esboçando um sorriso descrente e algo sarcástico.
-"Não me desmintas!!! Não me desmintas!!"
Reafirmava peremptório na sua voz esganiçada, apontando com o dedo indicador para as Meadas.
"Eu vi muito claramente os coelhos a correr por entre as giestas e os penedos lá na serra das Meadas!". Se eu pudesse lá ir!!!
A
serra das Meadas estendia-se bem lá longe, em frente, do outro lado do
vale do Varosa. Que havia lá coelhos era verdade. Mas o tio Bino não
precisava de lá ir para os ver... A sua imaginação ou poderes
sobrenaturais davam-lhe visão de longo alcance...
Comentários