"Sempre gostava de saber donde lhe vem tanta força!" Era o desabafo do Santos quando falava do seu amigo Augustino. E era mesmo um resistente. Um pouco já entrado na idade, aguentava a adversidade como um sorriso, um jogo a vencer, uma questão a arrumar e passar a diante Um dia menos mau transformava-se num assunto encerrado, porque o melhor estava para chegar. Uma consulta ou exame médico, umas análises, eram rotinas para levar com descontração; os almoços e jantares para saborear e registar com bonomia e satisfação. Os comprimidos eram uma obrigação, mas a boa mesa e a conversa uma devoção.
"Ele dá sempre a volta por cima". Continuava o Santos a contar mais uns episódios de vida do seu amigo. Ele encontrava o lado menos sombrio, o encanto mais escondido e a virtualidade mais insuspeita em todas as ações. Vencer ou tornear as dificuldades com agilidade, era considerado o seu dever. Com os pés assentes na terra, ia materializando os seus sonhos, acreditando no seu poder, espalhando a esperança, partilhando as suas batalhas, conquistas e derrotas...
"Ele é um osso duro de roer, é duro como o granito". E era. E continua sendo. A sua maneira, continuará a ser.
"Ele dá sempre a volta por cima". Continuava o Santos a contar mais uns episódios de vida do seu amigo. Ele encontrava o lado menos sombrio, o encanto mais escondido e a virtualidade mais insuspeita em todas as ações. Vencer ou tornear as dificuldades com agilidade, era considerado o seu dever. Com os pés assentes na terra, ia materializando os seus sonhos, acreditando no seu poder, espalhando a esperança, partilhando as suas batalhas, conquistas e derrotas...
"Ele é um osso duro de roer, é duro como o granito". E era. E continua sendo. A sua maneira, continuará a ser.

Comentários