
Sr. Presença: Então como vai sr. Ausência? Alguma novidade lá do seu bairro chique do palácio de S. Vento? Parece que aquilo não está famoso lá para aquelas bandas... Têm muito tempo para pensar em como nos hão-de tramar e ir ao nosso bolso. Olhe que ainda ontem disseram na televisão que agora já vamos pagar para pôr a roupa a secar ao Sol e ao Vento. Assim, quem tem vento e sol paga mais para a Cambra.
Sr. Presença: Mas sr. Ausência, por acaso já se apercebeu que apanhando sol e vento tem de pagar na mesma. Eles querem la saber onde lava e seca a roupa. Mesmo no inverno e em dias nublados, tem de pagar. Não são eles que fazem as estações do ano, nem o tempo de sol e vento... Eles tiram o cavalinho da chuva... E não lhe vale de nada tapar as janelas, eles calculam o sol e o vento nas paredes, marquises ou quintais das casas. Mas há mais; aquela senhora do último andar, que tem aquelas varandas enormes donde se vê o Tejo, a ponte e o Cristo-Rei, também vai pagar por isso... Quem escapa são os senhores, que trabalham de sol a sol, mas estão sempre à sombra e não apanham vento a não ser o do ar condicionado, lá no Parlatório ou lá o que é. Esses sabem-na toda. Veja lá que até vão ver a bola a França sem pagar nada e, ainda por cima, disseram que é um trabalho político cansativo. Têm de cantar o hino, mexer os olhos para onde anda a bola e gritar quando há golo.
Sr. Presença: Pois é, uns a pagar outros a gozar...
Sr. Ausência: Diz isso porque não sabe o que é aturar o povo... A paciência que tenho de ter para aguentar tanta ingratidão!!!
Comentários