Sr R. Ó Joaquim, pensando um pouco, talvez tenhas um ou outro amigo que seja um herói, como aqueles dos filmes americanos, que vão matando neles até ficarem sem balas e depois, como quem não quer a coisa, afastam-se para o deserto, ao pôr do sol, para um lugar desconhecido...
Sr J. Ó Raul, nem por isso. Eu admiro mais heróis do tipo do Napoleão, Churchill ou mesmo o Estaline ou o Bush. Isso é que são heróis. Não sei porquê, mas acho este tipos mais carismáticos. Esses de que tu falas, só me lembram estes agora que desatam aos tiros ou a rebentar bombas no meio das pessoas...Estes, parece que não mataram ninguém... Mandaram muita gente para o galheiro, mas eles não sujaram as mãos, creio eu.
Sr. J. Pois, mas ele ficou conhecido, embora pelas piores razões, mas o Zé Ninguém que lá ficou, quem é que fala nele? Lã foram e lá ficaram, aos montes, como ilustres desconhecidos.
Sr. J. Creio que sim. És um herói anónimo e vives obcecado pela fama. A propósito, já pagaste os impostos? Já fizeste as rezas ou pagaste ao padre para ganhares um lugar no céu?
Sr. R. Vai-te lixar mas é... Vou dar mais uma volta ao bilhar grande...
Comentários