Certamente já ouviu este provérbio "Quem não tem sorte, tanto vale correr como saltar". Mas, como em quase todos eles, não será tanto assim. Se tiver azar e se deparar com um boi soprando pelas ventas, certamente não se vai por aos saltos. E se o senhorio lhe aumentou a renda sem esperar, não vale a pena correr. Talvez seja melhor saltar a pés juntos ou separados, mandando-o àquela parte para acalmar os nervos.
"O azar de uns é a sorte de outros". Já será mais aceitável. Um clube a que pertence teve azar, outros lucraram com ele. O euro desce, mau para quem os tem, bom para quem os compra. Mas nem sempre assim será. Com as coisas a mudar tão rápido, chegará o seu dia de sorte em que "o último a rir, ri melhor". Mas não é agradável ser o último em muitas coisa, só algumas. Espero que para morrer, você e eu sejamos dos últimos. Geralmente todos querem ser os primeiros, chegar na frente e vencer. Espere lá, como ficamos com o ditado de "os últimos serão os primeiros"!?
O mesmo se passará com muitos outros provérbios, uns a desdizer sem piedade o que os outros dizem. Não vale a pena falar mais nisso.
O que é certo é que o tempo passa a correr. Não creio que salte. Um especialista do tempo e do espaço, Einstein, terá dito por outras palavras e fórmulas que, se queremos que o tempo pare, temos de correr à velocidade da luz... Se pensa ir já correr a essa velocidade ou agarrar-se a um raio de luz para viajar com ele, desista. Não pode. Mas se pudesse, mesmo assim, o tempo passava de forma desigual para si e para quem o ficasse a ver. Estranho não é? Mas, para já, verdadeiro.
Este relativismo dá azo a outra coisa interessante... A sorte de uns é o azar de outros, já o dissemos acima. Para si era uma sorte correr à velocidade da luz, ou até mais. Ficaria eternamente jovem, ou regressaria à sua infância. Os outros, azar o deles, iam envelhecendo. Os pontos de vista são assim. Aconteceu uma coisa boa, nós apadrinhamos. Passou-se algo errado e aí as coisas não são bem assim; o destino ou os outros pagam as favas.
Dito isto, que está a pensar? Estou curioso para saber, mas adianto umas hipóteses. Vai tentar a sua sorte e meter o euro milhões? Sabe que não é um sortudo, mas quem não arrisca não petisca. Ou vai antes correr desalmadamente, para abrandar o tempo e pagar mais tarde aquela dívida. Ou antes, correr E saltar, porque quem não tem sorte tanto vale.


Comentários