Muita gente católica, e não só, sabe que a via sacra deste ano litúrgico, já passou. A Páscoa também... Mas Cristo voltará a nascer, viver, fazer a via sacra, morrer e ressuscitar. Teremos a nossa nova Páscoa.Mas não é dessa via sacra que gostaria de escrever ou falar...
Gostaria de escrever sobre a via sacra que, nos nossos dias, todos fazemos. Toca o despertador e aí vai começar a via sacra diária de imensa gente. Ligar e desligar coisas, apanhar e largar transportes, pessoas e crianças. Fazer coisas, dizer, ouvir, discutir, decidir, rir e chorar. Regressar a casa, não esquecer o super, a farmácia, o pão, o passe, o carro, a boleia.
Depois, as vias sacras especiais...
Num dia e numa hora vamos mostrar-nos ao Sr. Doutor... Chegar, esperar, contar as maleitas, esperar pelo receituário - um produto natural, artificial ou assim-assim?
Contam-se os euros, vai-se à farmácia, fazem-se terapias, novos exames, Volta-se daí a umas semanas, Ai este peso... E esta tensão arterial! Outra consulta no CS. O computador emperra,.. "Venha daqui a uma semana porque o exame tem de ser sancionado pelo "chefe". Ressonância não se pode prescrever...
Noutro dia, tratar dos papéis para "meter" o IRS. Faturas, verificar. Ir às finanças ou fazer no computador? Eles já lá têm tudo... Tira a senha da vez, volta a verificar, Onde pára a prescrição médica? Deixa estar como está; vamos regressar a casa para acalmar... dormir sobre o assunto. Amanhã começa a mesma via sacra.
Numa sexta-feira santa, o sacristão, na frente com o crucifixo, a rapaziada e alguns crentes atrás, inicia a via sacra. Relembram-se os passos, as paragens, as palavras e as "estações". Uns assistem e praguejam, outros zombam e outros querem lá saber. Jesus arrasta a sua cruz até ao calvário para aí ser crucificado.
Há várias cruzes e vários "calvários". Mas cada um leva a sua cruz, agarra-a, até mata e morre por ela, Um certo dia, agarrados às ilusões e desprendidos das vestes terrenas, abraçados à nossa cruz, chegaremos ao calvário. Bateremos à porta, chamaremos o redentor e, quem sabe, ele nos guiará para irmos mais Além.
Será que batemos na porta errada? Não era este o Deus a quem rezámos? Estarão os deuses nalguma festa ou a dormir?
Até agora ninguém apareceu...
Abram a "PORTA", por favor...
Comentários
Amei.
Beijinhos